Cronograma Capilar

people-3104635_1920.jpg

Você já ouviu falar em cronograma capilar? A proposta desse tipo de cronograma é uma sequência de tratamentos que visam a reconstrução e hidratação dos fios de modo que eles fiquem 100 % saudáveis.

O cronograma passa por etapas distintas e cada uma delas possui uma objetivo diferente.

Se você está pensando em deixar os seus cabelos ainda mais lindos, fortes e saudáveis, descubra como fazer o cronograma capilar.

Etapas do cronograma capilar e seus objetivos

O cronograma capilar e cada uma delas possui objetivos distintos, vejas quais são:

- Nutrição:  O cabelo passa por diferentes agressões que tendem a causar o ressecamento, frizz e enfraquecimento capilar. Algumas destas agressões são inevitáveis, como o sol, vento e poluição. Contudo é preciso tratar estes problemas para que eles não se tornem ainda maiores.

Neste sentido, a fase de nutrição visa nutrir o cabelo de forma profunda repondo a camada lipídica natural do cabelo que é formada por ácidos graxos de forma a conservar as cutículas alinhadas e fechadas, impedindo assim, que o cabelo perca a hidratação pelo córtex.

- Hidratação: Muitos cabelos perdem a aparência bonita pois perdem a sua hidratação, sendo que ela é a maior responsável pela sua elasticidade, deixando os fios macios e com balanço.

Assim, esta etapa visa o tratamento do córtex capilar dando maleabilidade e sensação de maciez ao movimentar os cabelos.

- Reconstrução: a reconstrução é feita quando os fios estão extremamente danificados. Assim, cabelos que precisam deste tipo de tratamento são aqueles quebradiços e sem vida que tenham chegado neste estado pelos fortes processos de química, secador e exposição ao sol.

woman-2593366_1920.jpg

Trata-se de um processo de reposição de proteínas devolvendo a força que o cabelo precisa para que não se quebre.

Como fazer o cronograma capilar?

O cronograma capilar deve ser realizado de acordo com a necessidade de seu cabelo. Por isso, é interessante que você o observe. Ele está embaraçando muito? Apresenta muitos frizz? Está sem brilho?

Quando mais prejudicado ele estiver, mais etapas de nutrição ele vai precisar.

Contudo, se ele estiver muito ressecado e áspero, ele então, vai precisar de mais sessões de hidratação.

Porém, se ele for quebradiço e sem vida é preciso que você então comece a investir na reconstrução, uma vez que ele está profundamente danificado.

Sendo assim, entender qual é a necessidade do seu cabelo se torna um elemento fundamental no seu processo.

Como escolher os produtos?

O cronograma capilar só vai apresentar bons resultados se você conseguir incluir nele bons produtos.

Dessa forma, uma boa pesquisa será necessária para que você investigue os ativos necessários de cada etapa para que possa então aplicar nos seus cabelos.

Por exemplo, na fase de hidratação, é importante que você adote componentes que possam devolver a umidade dos fios. Entre os produtos que você pode selecionar, escolha aqueles que possuam vitaminas B5, Aloe e Vera, Algas Marinhas, Lanolina, entre outros.

Já para produtos que visam restaurar a nutrição dos seus cabelos, invista em produtos que tenham em sua base : Vitaminas A e E e ômegas 3,6 e 9, Ácidos Graxos e óleos, como o óleo de Argan, Karitê, Abacate, Coco ou Oliva.

Os produtos de reconstrução devem possuir proteínas e aminoácidos como peptídeos, sericina e ácido lático.

Organize sua agenda

Depois que você escolheu os produtos adequados, enfatizando a etapa que você precisa mais dar atenção ao seu cabelo, é hora de realizar o seu cronograma capilar de maneira que se adeque ás suas necessidades.

O ideal é que você sempre comece o seu cronograma através da hidratação.

A linha tradicional do cronograma estabelece 8 hidratações, 6 nutrições e 1 reconstrução.

Contudo, você reduzir um número de uma etapa e aumentar na outra de acordo com o resultado que você espera alcançar para o seu cabelo.

O ideal é que você espere um prazo de 48 horas entre um tratamento e outro para que os ativos consigam desenvolver seus trabalhos de maneira adequada nos fios.

A reconstrução para cabelos que não estejam tão danificados deve ocorrer apenas 1 vez ao mês e para aqueles que estão fragilizados, a reconstrução dentro do cronograma capilar deve ser realizada 1 vez a cada  dias.