4 sinais de que os fios precisam de vitamina para cabelo urgente!

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Manter os cabelos sempre bonitos e bem cuidados não é fácil. Por isso, quando se deparam com algum problema, muitos clientes vão ao salão em busca de tratamentos, hidratações e outros pequenos “milagres” para recuperar os fios. Entretanto, às vezes o problema está além do que enxergamos, e o que as madeixas realmente precisam é de alguma vitamina para cabelo específica. Muitas vezes, é possível encontrar produtos capilares, como máscaras e shampoos, que contenham os nutrientes necessários para os fios. Em outros momentos, pode ser necessário fazer algumas alterações na dieta para incluir as vitaminas necessárias no dia a dia, seja com alimentos ricos nesses nutrientes ou cápsulas e suplementos vitamínicos - sempre com o acompanhamento de um profissional de saúde, claro.

Veja, a seguir, alguns dos problemas capilares que mais incomodam os clientes dos salões de beleza e quais as vitaminas que podem contribuir para combatê-los.

Cabelos quebradiços

O uso constante de secador, chapinha, colorações, alisantes e outras químicas agressivas podem danificar - e muito - os fios, deixando-os quebradiços, secos e sem vida. Outros fatores, como a exposição direta ao sol e até mesmo a poluição dos grandes centros urbanos também acabam danificando a estrutura dos cabelos.

Para combater esses males, a vitamina C pode ser uma grande aliada. Poderosa e antioxidante, ela é capaz de remover diferentes tipos de impureza dos fios, preservando a cor e a textura deles. Além disso, quando usamos essa vitamina para cabelo, as cutículas capilares são seladas, evitando o desgaste das madeixas e protegendo-as.

Você encontra a vitamina C em algumas frutas e legumes, como:

  • Laranja
  • Morango
  • Mamão
  • Pimentão amarelo
  • Goiaba
  • Kiwi

Cabelos opacos e sem brilho

Fios opacos e sem brilho também desagradam muitas pessoas, pois o cabelo deixa de parecer saudável e, muitas vezes, perde o movimento e a maciez. Clientes que chegam ao salão se queixando para os cabeleireiros sobre o aspecto opaco das madeixas devem ser aconselhados a investir em tratamentos que contenham vitamina A.

Afinal, ela é capaz de restaurar e hidratar os cabelos, criando uma camada protetora capaz de reter mais umidade nos fios, impulsionando o efeito das hidratações. Assim como a vitamina C, a vitamina A também possui ação antioxidante e combate o envelhecimento capilar precoce, mantendo os fios saudáveis por mais tempo e contribuindo para o crescimento, podendo até mesmo diminuir as indesejadas pontas duplas.

Alguns dos alimentos que são fonte de vitamina A:

  • Leite e alguns de seus derivados
  • Ovo cozido
  • Cenoura
  • Batata doce
  • Espinafre
  • Manga

Também é possível encontrá-la em suplementos, como o óleo de fígado de peixe que, de acordo com a orientação de um médico ou nutricionista, pode ser utilizado para suprir a carência dessa vitamina no organismo, contribuindo para a saúde dos cabelos.

Queda de cabelo

Homens e mulheres, ao notarem que os cabelos estão caindo em excesso, devem consultar um dermatologista ou até mesmo um psicólogo – pois isso pode ser resultado de problemas psicológicos, como o estresse em excesso.

Mesmo assim, se ao chegarem no salão os clientes se queixarem sobre a queda de cabelo, os profissionais podem orientá-los a consumir nutrientes muito eficientes para prevenir e tratar o problema. Os mais recomendados, nesse caso, são o ferro e o zinco.

A falta de ferro no organismo pode ter vários efeitos negativos além da queda de cabelo, como fadiga e até mesmo quadros de anemia. Ele é essencial para o organismo humano, sendo que suas funções estão relacionadas à circulação de oxigênio para as células, inclusive àquelas presentes no couro cabeludo. Entre as principais fontes de ferro, podemos citar: carnes, feijão, agrião e salsa.

O zinco também é uma vitamina para cabelo indispensável, pois atua diretamente no couro cabeludo como base para a produção da oleosidade natural dos cabelos, além de contribuir para os processos metabólicos do organismo. Para ingerir mais zinco em sua alimentação diária, aposte em carne bovina, gema de ovo e nozes.

Problemas de crescimento

Não é incomum que os cabeleireiros escutem seus clientes se queixando sobre o quanto os cabelos demoram para crescer. A verdade é que cada um possui seu próprio ritmo de crescimento. Entretanto, algumas vitaminas podem dar um “empurrãozinho” para que essa espera seja um pouco menor.

As vitaminas mais recomendadas, nesse caso, são as que fazem parte do complexo B, com destaque especial para a vitamina B1. Se verificar os rótulos com atenção, verá que atualmente muitos produtos e tratamentos capilares a possuem e, graças à força e ao brilho que ela fornece aos fios, além de engrossar os folículos capilares, contribui para o crescimento saudável dos cabelos. A vitamina B1 pode ser encontrada em pistaches e sementes de girassol.

Já as outras vitaminas do complexo B, como a vitamina B3 (também conhecida como niacina), contribuem para a circulação e, por isso, também acabam auxiliando no crescimento dos fios. Entre os alimentos ricos em vitamina B, destacam-se as carnes, cereais, ovos e peixes.

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