Cabelos volumosos: qual tratamento oferecer no salão?

Depositphotos_150502682_m-2015-3.jpg

Que os cabelos cacheados e crespos estão na moda, ninguém duvida. Mas ainda há muitas mulheres que buscam os salões com outro intuito. A questão das clientes é: como tirar o volume do cabelo? Nesse sentido, o negócio precisa estar sempre atualizado para manter a satisfação de quem o visita, já que a concorrência na área de beleza é muito acirrada. Recentemente, debates acerca das consequências negativas do uso exagerado do formol trouxeram novas questões e estimularam diversos tratamentos menos agressivos. Essas alternativas são embasadas em muita pesquisa e tecnologia, garantindo um leque de opções de acordo com o perfil de cada cliente.

Atenção à estrutura dos fios

Mesmo para os produtos mais suaves, com menos química, é preciso que o profissional esteja atento ao perfil de cada cliente. Fios mais frágeis e quebradiços, que já passaram por outros tratamentos químicos, muitas vezes vão precisar de uma recuperação prévia antes de enfrentarem um novo tratamento químico.

Também é necessário ter clareza em relação ao resultado almejado. Nem sempre os produtos indicados para redução de volume promovem o alisamento e vice-versa. Por isso, a combinação entre conhecimento acerca do produto, a forma de ação de cada substância e o efeito visado se mostra essencial para um resultado satisfatório.

Há alguns mitos que devem ser quebrados em relação à redução do volume e ao alisamento.

Hoje em dia, já é possível fazer coloração e apostar em outros processos simultâneos, por exemplo. Basta ter conhecimento certo sobre as interações químicas.

Possibilidades de tratamento para cabelos volumosos

Escova ácida

Uma alternativa às escovas com formol são as escovas ácidas, ativadas com o calor. O alisamento, nesse caso, conta com o auxílio da prancha e do secador. A vantagem desses produtos é justamente não liberar formol durante o aquecimento, por não conter hidróxido dioxílico na composição.

Cauterização

A cauterização é um processo que reduz o volume dos fios de forma temporária e tem ganhado a atenção das clientes dos salões. Por tratar a cutícula, o tratamento resulta em fios mais lisos, apesar de não ser o seu propósito. Nessa opção, a substância guanidina reduz a massa dos fios.

Entretanto, há tipos de cauterização mais definitivos para quem deseja realmente mudar o visual. Nesse caso, há necessidade apenas de retocar a raiz na medida em que o cabelo cresce. O triglicolato de amônia evita a perda de massa, por isso o tratamento é indicado para quem possui fios mais finos e quebradiços.

Lipoaspiração capilar

Essa é uma das maiores novidades nos salões no que diz respeito à redução de volume de todos os tipos de fios. Além de reduzir os cabelos volumosos, o produto também promete acabar com o frizz e repor as proteínas. Ou seja, o cabelo fica com aspecto muito mais saudável. Os tratamentos prometem reduzir em até 50% o volume dos fios.

Hidratação

As hidratações podem gerar um efeito interessante para redução de volume provisória - ótima para aquelas clientes que não querem afetar os fios muito a fundo. Nesse sentido, os salões podem apostar na hidratação com óleos específicos, como amêndoas, karitê e moringa.

Escova marroquina

A técnica que faz sucesso nos salões tem em sua composição aminoácidos e formaldeído, que garantem nutrição, brilho e maciez. A escova marroquina veio na onda de tratamentos menos agressivos em substituição à escova progressiva. Óleo marroquino e proteínas, como queratina e cisteína, também compõem o processo.

A opção é altamente indicada para as clientes de cabelos cacheados, pois resulta em cachos mais definidos, hidratados e com aparência saudável. Além disso, pode ser aplicada em todos os fios com alguma química: coloração, relaxamento, progressiva, entre outras.

Escova de Murumuru modelada

Essa escova promete uma redução de volume em até 65%, por isso está virando moda nos salões. O frizz também consegue ser controlado por meio do tratamento. O murmuru é uma substância tipicamente brasileira, de origem amazônica, e controla especialmente os cabelos cacheados. Além de tudo, o fruto da composição é colhido de forma sustentável e não agride o meio ambiente.

Tratamento contínuo para fios sempre saudáveis

Para manter os fios alinhados e saudáveis, é importante pensar em longo prazo e em termos de estrutura. Para isso, o uso de produtos adequados - como xampus e máscaras - são essenciais para um bom resultado.

A durabilidade e a qualidade do tratamento vão depender tanto do processo anterior à aplicação quanto ao momento posterior. Os salões podem e devem investir no ciclo completo - antes, durante e depois - e a avaliação correta de estruturas, danos e possibilidades dos fios será imprescindível nesse sentido.

Também é aconselhável a indicação de produtos de aplicação caseira para manter o visual, de forma que as clientes permaneçam satisfeitas. As composições mais indicadas incluem babosa, lanolina, albumina, amêndoas, entre outras.

Quer conferir mais dicas para manter o seu salão sempre atualizado? Siga nossa página nas  redes sociais.