Entenda os diferentes tipos de finalizadores para cabelos

Depositphotos_34861071_m-2015.jpg

Os finalizadores de cabelos são produtos muito úteis para modelar, disciplinar, hidratar e auxiliar no penteado dos cabelos. Cada tipo tem uma função e dá um efeito diferente ao cabelo. Conhecê-los melhor ajuda a escolher aquele que vai deixar o cabelo do jeito desejado. Conheça agora os principais tipos de finalizadores e entenda os usos e as aplicações.

Serum e silicone

Esse produto tem consistência de óleo e serve para envolver os fios, fechando suas cutículas, reparando as pontas temporariamente e dando aquele brilho. Pode ser aplicado em todos os tipos de cabelos, mas apenas nas pontas, e não deve ser usado antes de tratamentos térmicos (escova ou prancha).

Leave-in e creme para pentear

São produtos utilizados para desembaraçar e pentear os cabelos, sem a necessidade do enxágue. O leave-in tem uma textura mais suave e pesa menos no cabelo, já os cremes para pentear podem deixá-lo oleoso se usados em excesso. Em geral, ambos têm função hidratante, mas podem ter outras funções associadas, como reposição de vitaminas e colágeno, reparação, entre outras. Existem produtos adaptados para todos os tipos de cabelo.

Ativador de cachos

Usado para definir os cachos de cabelos cacheados e negros, hidrata os fios, deixando-os mais macios. Pode ser encontrado como óleo, creme ou spray. Para um melhor resultado, deve ser utilizado por último, mas não substitui o creme para pentear.

Defrizante

Os defrizantes são finalizadores de cabelos muito utilizados para facilitar a escova ou o alisamento dos fios com chapinha, pois prolonga o efeito liso e evita o arrepiado dos fios ou frizz. Podem ser usados em todos os tipos de cabelos.

Protetor térmico

Também são produtos usados antes do secador ou da chapinha e servem para proteger os fios do calor, mantendo sua hidratação. Alguns têm propriedades que são ativadas pelo calor, potencializando seus efeitos.

Cera

A cera, em geral, é natural, sendo densa e utilizada para modelar os fios. Pode ter efeito com brilho ou matte e é muito utilizada para definir cortes repicados e curtos.

Pomada

Similar à cera, com consistência mais cremosa, mas com menos poder de fixação. Muito usada para finalizar penteados, controlar o frizz e dar mais destaque às pontas de fios repicados.

Mousse

É um produto em forma de espuma, usado para dar volume e encorpar os fios. Muito usado em penteados para qualquer tipo de cabelo e para dar volume àqueles muito finos.

Gel

Um dos finalizadores mais antigos, fixa o cabelo e deixa com aspecto molhado. Pode ser usado em todos os tipos de cabelo e para disciplinar os fios cacheados.

Spray fixador

Usado para montar e fixar qualquer tipo de penteado. Pode ser do tipo seco, que sai apenas na lavagem, e úmido - que permite a escovação e manipulação do cabelo e deixa um aspecto molhado.

Agora que você já conhece os principais finalizadores de cabelos, que tal ler um pouco a respeito do papel de shampoo e condicionador no tratamento dos cabelos?