Guia de maquiagem ideal para cada tom de pele

guia-maquiagem.jpg

A variedade de produtos de maquiagem disponíveis no mercado brasileiro abriu as possibilidades criativas para quem gosta de moda e estética. Na década de 90, por exemplo, era quase impossível encontrar uma base ideal para a pele negra - o que deixava as brasileiras com a única alternativa de inventar misturas que nem sempre davam certo. Felizmente, os tempos são outros e mulheres de pele negra, oriental, branca e morena podem encontrar facilmente os produtos certos para sua tonalidade. Seguir um guia de maquiagem parece um processo difícil – desde a escolha de produtos até a aplicação – mas pode ser mais simples do que você imagina. O segredo está em escolher adequadamente as cores de base e usar outras que harmonizem com as principais, de forma a criar destaque para o rosto.

Guia de maquiagem de acordo com o tom da sua pele

O primeiro passo para uma boa maquiagem – e talvez aquele que levará ao sucesso ou fracasso – é investir em uma boa estrutura. Ou seja, acertar no uso do primer, da base, do corretivo e do pó compacto.

O primer serve para preparar o caminho para maquiagem e também fixá-la por mais tempo. Já a base gera muitas dúvidas nas mulheres, mas o conceito é simples: use produtos que harmonizem com a cor de fundo, que pode rosada, amarelada, esverdeada ou cinza. O segredo é testar algumas possibilidades até que o produto fique invisível.

Após a base, o corretivo deve ser aplicado para corrigir imperfeições e, na sequência, finaliza-se com o pó compacto para dar acabamento. A partir disso, você pode pensar nas cores de sombra, batom e blush levando em consideração as indicações a seguir. Confira dezenas delas na loja da Beauty Pro e não se esqueça do rímel para arrematar!

1- Pele negra

A pele negra é uma das que permite mais versatilidade na hora da maquiagem. As mulheres negras podem tanto apostar em tons mais terrosos para conquistar o efeito nude quanto naqueles que realmente dão destaque, como vermelho vivo, rosa-choque e azul.

2- Pele morena

Podemos considerar a pele morena aquela bronzeada pelo sol, que pode ficar mais pálida durante os meses de inverno.

Muitas morenas costumam ter a pele mais puxada para o amarelo ou verde. No primeiro caso, tons escuros como o preto costumam cair bem. E os rosados, por exemplo, são uma ótima alternativa para o dia a dia. Além disso, produtos com aspecto bronze ou dourado vão ajudar a deixar a pele mais saudável. Quer destacar os olhos de maneira inusitada? O azul pode ser uma ótima alternativa. Já para aquelas com fundo esverdeado, vale apostar em tons como vinho, marrom e roxo.

3- Pele branca

A pele branca pode ter nuances mais rosadas ou mais puxadas para amarelo e verde – quando a mulher não apresenta um aspecto rosado naturalmente.

Para as loiras de aspecto saudável e tom mais aberto nos fios, cores quentes costumam funcionar bem. Aposte no bronze e no cobre para dar aquele efeito mais saudável. Caso queira mais destaque, use os tons corais. Já para aquelas com fios mais acinzentados e pele esverdeada, os tons rosados vão cair como uma luva.

Entre aquelas de pele branca, também é preciso destacar uma categoria especial: a das ruivas naturais. Essas mulheres tendem a ficar com o rosto mais amarelado justamente por reflexo dos fios. Por isso, a melhor pedida é quebrar esse efeito com tons rosados mais amenos, lilás, cinza e preto.

4- Pele oriental

As orientais também têm como característica uma pele mais amarelada, por isso, as cores indicadas funcionam de modo parecido a das morenas. Preto, bronze e rosados vão realçar o rosto e dar o destaque desejado. Dourado, verde escuro e laranja são outras alternativas para sair do lugar comum.

Quer saber mais detalhes sobre esse guia de maquiagem de acordo com o seu tom de pele? Siga a nossa página no facebook e nos acompanhe no Instagram.