Saiba como os produtos com colágeno agem nos cabelos

Depositphotos_66355351_m-2015.jpg

Já imaginou ter as suas madeixas sempre bem sedosas? Parece um sonho, mas você pode ter isso e muito mais com uma substância: o colágeno. O cabelo é o xodó da mulher, e, por isso, todo conselho é sempre bem-vindo para deixá-lo lindo. No entanto, para que o cabelo seja sedoso e brilhante é necessária a combinação de muitos fatores como, por exemplo, conhecer o tipo de cabelo e a estrutura dele. A partir dessas informações, você saberá quais produtos poderá usar para deixá-lo maravilhoso. Essa é uma ótima oportunidade para quem tem um salão de beleza, independentemente de seu tamanho. Após identificar a estrutura dos cabelos das mulheres, saberá quais são os produtos com colágeno mais indicados para cada tipo. Além de deixar os fios mais sedosos, o colágeno ainda apresenta inúmeros benefícios não só para o cabelo, mas também para o corpo todo! Saiba mais sobre essa substância que é fundamental para as mulheres que se preocupam com as suas madeixas.

O que é colágeno?

O colágeno é uma proteína que tem como principal objetivo deixar a pele firme, estruturada e elástica, por meio da união celular. O colágeno representa 25% de toda a proteína do corpo, equivalendo a 70% de toda a proteína da pele e a 30% do restante do corpo. Ele não é importante apenas para a pele, mas também para os músculos, tendões, ligamentos, articulações, outros tecidos, unhas e cabelo. Essa proteína é produzida pelo próprio organismo. No entanto, ela também pode ser encontrada em alimentos e produtos. Um exemplo é o colágeno hidrolisado.

Depois dos 25 anos, ano após ano, cerca de 1% do colágeno dá adeus ao seu corpo. É por esse motivo que a partir dos 30 as pessoas começam a ter rugas e flacidez, cabelos e unhas frágeis e, ainda, desgaste nas articulações. Por isso, é importante repor essa proteína, para que a pele não fique flácida e o cabelo não fique frágil e quebradiço. Sem falar que você terá mais saúde em seu corpo.

Como o colágeno age no fio de cabelo?

Fios cacheados e crespos

Para esse tipo de fio, os produtos com colágeno precisam estar sempre presentes em sua rotina. Tanto os cabelos cacheados quanto os crespos apresentam em sua estrutura capilar uma cutícula irregular como, por exemplo, ranhuras no fio. É importante ressaltar que a cutícula protege o córtex, e por esse motivo, o cabelo perde muita água. Consequentemente, ele fica ressecado e quebradiço. O colágeno é bom para esses fios, pois, retém a água, ou seja, ele preenche as ranhuras e deixa a cutícula uniforme. Dessa maneira, os cabelos cacheados e crespos ficam bem hidratados e definidos.

Fios quimicamente lisos

Dificilmente, os fios naturalmente lisos ficam ressecados, uma vez que possuem oleosidade natural. No entanto, os lisos por meio de processos químicos podem apresentar esse problema. Para arrumar os fios danificados, outra vez, entra em ação o colágeno. A química faz com que os fios percam a estrutura da cutícula. Mais uma vez, o colágeno age retendo a água na cutícula. Dessa maneira, as madeixas ficam mais saudáveis e sedosas.

Quais são os tipos de produtos para cabelos que apresentam colágeno?

Existem diversos produtos com colágeno para cabelos, sendo que os reconstrutores apresentam colágeno em sua composição. O motivo é óbvio, como o produto tem como objetivo refazer os fios capilares, ele repõe essa proteína que é perdida com o tempo .

O colágeno trabalha muito bem com a queratina. Os dois juntos dão ótimo resultado aos cabelos. Especialmente em casos em que há tratamento químico como, por exemplo, coloração, descoloração, escova, alisamento e relaxamento.

Outra opção é o colágeno hidrolisado, que consiste em um pó rico em proteína animal. A opção hidrolisada recebe uma partícula de água, o que a torna solúvel a partir dessa substância. Assim, ele penetra muito bem nos fios de cabelo.

Dica útil: quando se adiciona colágeno na tintura capilar, a absorção do pigmento é melhor, resultando em uma cor mais uniforme e intensa. Além dos produtos capilares, o colágeno também pode ser encontrado em produtos para unhas e pele.

Benefícios do colágeno para o cabelo e também para o corpo

Já foram apresentados diversos benefícios do colágeno, especialmente para o cabelo. Confira mais alguns benefícios que a proteína proporciona:

  • O cabelo fica hidratado e definido por mais tempo. Além disso, o colágeno também auxilia no crescimento dos fios;
  • Aumenta o brilho e a maciez das madeixas capilares;
  • As unhas ficam mais fortes e crescem mais rápido;
  • Como o colágeno fortifica os tecidos, deixa a pele elástica e resistente, e também previne e diminui estrias;
  • Previne e também retarda o aparecimento de flacidez e rugas, já que ele atua na firmeza e elasticidade da pele;
  • Deixa os músculos mais tonificados e os ossos e articulações mais fortes.

O que acha de adicionar os produtos com colágeno em sua rotina? É garantia de fios mais sedosos. O colágeno hidrolisado é uma excelente opção! Gostou dessa matéria? Então, siga-nos em nossas redes sociais e fique por dentro de mais assuntos como este!