Tratamento Capilar: Qual o papel do shampoo e condicionador?

Depositphotos_1519389_m-2015.jpg

Para ter o cabelo sempre bonito, saudável e limpo é preciso ter cuidados já na lavagem dos fios. E isso obviamente inclui os famosos produtos: shampoo e condicionador. Escolhendo os cosméticos adequados para cada tipo de cabelo, não tem como errar. Pode até parecer uma tarefa simples, mas tanto clientes como profissionais de beleza possuem dúvidas a respeito do assunto. Uma das mais famosas é: “Qual o papel do shampoo e condicionador no tratamento capilar?”. Muitas pessoas usam, mas nem sabem a sua real função ou como usá-los adequadamente. É importante ressaltar que esses dois produtos precisam ser usados sempre juntos. Separados eles não dão efeito algum ao cabelo, ou seja, não trazem benefícios. Isso porque o shampoo retira a “sujeira” dos fios, já o condicionador fecha as escamas dos fios e oferece maciez. Logo, sem o condicionador, o cabelo fica sem proteção e supervolumoso. Por isso, é recomendado comprar aqueles da mesma linha, uma vez que apresentam elementos que se combinam.

Entenda melhor a função de cada produto no tratamento capilar.

O que é o shampoo? E como ele age nos fios de cabelo?

Como já foi mencionado, o shampoo serve para limpar os fios. Ele remove a sujeira tanto da haste do cabelo quanto do couro cabeludo. Sem falar que prepara o cabelo para qualquer tipo de tratamento que for receber.

Ele é formado por diversos ingredientes, sendo que um de seus principais é o surfactante: são moléculas que agem como detergentes, isto é, elas conseguem interagir com a água e com outras moléculas que não são solúveis em água (como os óleos e as gorduras).

Na hora de escolhê-lo, é recomendado utilizar um que seja compatível com o seu tipo de cabelo. Independentemente do tipo de shampoo, os mais recomendados devem limpar sem agredir os fios e muito menos o couro cabeludo, criar espuma cremosa e densa, a retirada durante o enxágue deve ser fácil, não deve irritar os olhos e as mucosas e ainda deve ter uma fragrância que seja agradável.

O que é o condicionador? E como ele age nos fios de cabelo?

Como já foi apresentado, o condicionador tem como função fechar as escamas dos fios que foram abertas pelo shampoo, enquanto este realiza a limpeza dos fios. Ele age formando uma película em volta dos fios com o objetivo de protegê-los. Dessa maneira, ele diminui a desidratação deles. O produto é indicado para todos os tipos de cabelos, não apenas para os ressecados.

Vale destacar que não é possível realizar a higienização dos fios apenas com o condicionador. Como já foi dito, ele e o shampoo agem juntos, e não separados. Se for utilizado somente o condicionador, ele apenas desembaraçará, mas não limpará. Além disso, não deve ser aplicado no couro cabeludo, apenas em seu comprimento. Se for aplicado no couro, pode aumentar a oleosidade e causar caspas. Outra dica importante é sempre utilizar primeiro o shampoo e em seguida o condicionador.

Quanto aos seus ingredientes, possui proteínas que reduzem as lesões causadas pelo secador de cabelo e também pela poluição. Logo, os fios ficam resistentes e fortificados. Além disso, apresenta silicones e agentes quaternários que ajudam no desenvolvimento do brilho e da maciez. Sem falar que também diminui o atrito de escovas ou pentes e reduz a famosa eletricidade dos fios capilares.

Diferentes cabelos, diferentes produtos e diferentes ações

Como já foi dito, cada tipo de cabelo precisa de um produto específico, ou seja, de um shampoo e condicionador indicados para cada tipo de estrutura e tratamento capilar. Confira alguns exemplos:

  • Cabelos oleosos: são recomendados shampoos que apresentam solventes que eliminam o máximo de oleosidade possível. Os shampoos antirresíduos são bastante indicados, uma vez que contêm surfactantes, eliminando a oleosidade dos fios capilares.
  • Cabelos secos e/ou crespos: são indicados condicionadores que apresentam quantidade extra de hidratante, especialmente para quem usa bastante chapinha.
  • Cabelos tingidos ou quimicamente tratados: são aconselhados shampoos matizadores, especialmente se a intenção for de corrigir a coloração amarelada dos fios. Ele oferece um visual platinado ou acinzentado aos fios. Deve-se tomar cuidado para não deixar agindo por muito tempo, senão o cabelo fica cinza. Por isso, também deve ser utilizado a cada 15 dias ou mensalmente, pois é apenas um shampoo de retoque, e não de uso diário. No caso do condicionador, são indicados os que contêm a frase “para cabelos quimicamente tratados” escrita no rótulo.

O mito do shampoo sem sal

Existe um mito que shampoo com sal faz mal. O que na verdade prejudica os fios é o sal do mar. Não existe diferença entre tratar o cabelo com shampoo com ou sem sal. A maioria dos shampoos possui cloreto de sódio em sua composição, pois ele tem como função dar consistência ao produto e ainda criar espuma. A verdade é que essa substância não interfere na saúde, no entanto existem shampoos sem sal que foram criados para limpar apenas de maneira menos agressiva.

Deu para entender melhor o papel do shampoo e do condicionador no tratamento capilar? Se você gostou dessa matéria e conseguiu tirar algumas dúvidas, então siga as nossas redes sociais para ficar por dentro de mais assuntos como esse.